sábado, 17 de novembro de 2012

Panfleto


O que se entende por paralisia cerebral?

 Paralisia Cerebral é uma “desordem permanente e não imutável da postura e do movimento, devido a uma disfunção do cérebro antes que o seu crescimento e desenvolvimento estejam completos” (Muñoz, Blasco e Suarez (1997:293).



Fatores Etiológicos da Paralisia Cerebral


PRÉ-NATAL
PERI-NATAL
PÓS-NATAL
·  Diabetes;
·  Toxémia;
·  Infeções da gravidez;
·  Anomalia da placenta;
·  Baixo peso para a idade de gestação.
·  Prematuridade;
·  Sofrimento fetal;
·  Parto prolongado ou distócico;
·  Anóxia;
·  Icterícia grave;
·  Desequilíbrio hidro-electrolítico;
·  Hipoglicerina;
·  Convulsões sepsis.
·  Hidrocefalia;
·  Traumatismo cranio-encefálico;
·  Miningoencefalite;
·  Abcesso cerebral;
·  Desequilíbrio hidro-electrolítico.






Características gerais da Paralisia Cerebral


ü  Perturbação global da postura e do movimento;

ü  Alterações das reacções de equilíbrio;

ü   Padrões de movimentos disfuncionais;

ü   Persistência de actividade reflexa;

ü   Défices sensoriais (visão, audição e alterações da sensibilidade);

ü   Perturbações da comunicação, linguagem e fala;

ü   Problemas perceptivos;

ü   Alterações cognitivas;

ü  Alterações emocionais e do comportamento.



Pontos Essenciais no Despiste da Paralisia Cerebral

ü  Avaliação da motricidade oral e respiratória;

ü  Reacção à estimulação oral/digital;

ü  Observação da interacção mãe/criança;


ü Avaliação da alimentação, posicionamento, e comportamento motor;


ü Fonação e comunicação pré-verbal.


Classificação topográfica da paralisia Cerebral


ü  Hemiplegia                      

ü  Diplegia

ü  Tetraplegia

ü  Monoplegia


Classificação Baseada no Tónus Muscular

Ø Tipo Espástico;

Ø  Tipo Atetósico ou Disquinético;

Ø  Tipo Atáxico.


Classificação Baseada Na Funcionalidade Corporal


Ø  Grau Leve;

Ø  Grau Moderado;

Ø  Grau Severo.


Dicas uteis:


ü  Sair regularmente com eles em locais públicos;

ü  Ajudar a criar hábitos de higiene;

ü  Aprender a respeitar o ritmo de cada indivíduo;

ü  Não colocar rótulos;

ü  Criar situações para aprenderem coisas diferentes;

ü  Alimentação equilibrada;

ü  Ajudar a ultrapassar as barreiras arquitectónicas;

ü  Os pais deverão pedir ajuda e aceitar a que lhes oferecem.


Onde obter ajudas técnicas?

ü  Centro de Saúde / Hospital

ü  Santa Casa da Misericórdia

ü  Associações de Pais

ü  Subsistemas sociais (apoio social/laboral)

ü  Centro Regional de Segurança Social

ü  Junta de Freguesia

ü  Centros Especializados e Centros de Reabilitação;

ü  Direcções Regionais de Educação.

Onde obter mais informação?


http://www.paralisiacerebral.org/
http://www.paralisiacerebral.net/
http://www.manualmerck.net/
http://www.apifarma.pt/
http://www.anditec.pt/
http://www.appc.pt/


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